segunda-feira, 9 de julho de 2007

Boa ação, pra quê?

Fazer o bem e não olhar a quem. Palavras bonitas, mas difíceis de serem praticadas. Explico: achei perto da casa de minha mãe uma fatura da loja C&A a vencer no dia seguinte. Olhei o endereço, e constatei que era perto da minha casa e pensei: porque não entregar para a pessoa que deixara cair na rua acidentalmente?
No dia seguinte, ao sair de casa, procurei pelo endereço, que a poucos metros do meu. Toquei a campainha e no pátio havia duas pessoas: a empregada da casa e uma senhora, que depois soube ser a dona. Perguntei pelo nome impresso na fatura e a empregada confirmou que era ali.
Ao me ver, em pé, na entrada de sua casa, a mulher fez uma careta e falou - sabendo que eu estava ouvindo - "vai lá, ver o que ela quer". Na mesma hora me arrenpedi da boa ação. A empregada, que não tinha culpa de nada, teve de dar meu recado furioso que reproduzo aqui:
"Diga àquela mulher que eu vim fazer o favor de entregar um documento que o fulano (marido dela) perdera perto da casa da minha mãe. Diz ainda, do jeito que eu tô falando para você, que se eu soubesse que ela seria tão estúpida, eu teria deixado no chão, onde achei". E fui embora.